terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Jornalismo Ambiental: além de mato e bichinhos

 
 
Desde sua formulação o termo meio ambiente é assimilado a fauna e flora mas seu significado vai muito além disso.
Segundo a política nacional de meio ambiente decretada pela lei 6.938/81 meio ambiente é : O conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Em Imperatriz meio ambiente ganha espaço na mídia na maioria das vezes em forma trágica, na tentativa de comove os cidadãos de que esta na hora de abrimos os olhos e damos valor aquilo que a natureza nos proporciona não somente em relação a nossas águas mas em tudo que nos cerca: qualidade do ar, clima, lixo, qualquer ação que direta ou indiretamente influencia no equilíbrio do planeta
No cenário atual, o jornalismo brasileiro assumiu um novo papel, o de conscientizar a população de que "meio ambiente" é um assunto de interesse público e por isso sempre está em pauta. No desenvolvimento de seus trabalhos os profissionais da comunicação devem fazer do jornalismo ambiental algo muito mais relevante, quando se trata deste assunto a responsabilidade triplica, pois seu papel é denuncia, provocar mudanças e incomodar bastante.
De acordo com a Advogada especialista em Direito Ambiental Sheryda Carvalho preservar e conservar é um direito difuso ou seja a responsabilidade e as consequências do que fazemos com nosso meio vão passado de pai para filho e cabe a nossa geração possibilita com que as futuras também desfrutem de uma boa qualidade ambiental e as mídias de modo geral vem esclarecendo isso a muito tempo.
Segundo o jornalista André trigueiro da Globo News os temas que ganham destaque são :clima, energia, resíduos sólidos, recursos hídricos, mobilidade urbana e biodiversidade por considerá-los essenciais a vida, defende seu conhecimento em todas as áreas do saber e sua abrangência em todas as editorias de uma redação. " Uma pauta transversal, ela deve esta presente em qualquer trabalho que o comunicador fizer", finaliza o jornalista.
 
 
De acordo com pesquisas realizadas por biólogos , geógrafos de todo o mundo, o Brasil é o país mais rico em belezas naturais e que tem um ambiente muito favorável para o equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade e cabe ao jornalista assim como a todo cidadão o dever de firma o sua corta de responsabilidade na sociedade, atendendo não somente a seus interesses mas em buscar de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, propicio a sadia qualidade de vida.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário