quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pequiá


Enquanto o mundo está cm os olhos voltados para a Rio +20 , o Maranhão os fecha em relação a realidade de Piquiá município de Açailândia – MA .
Em Piquia ,estão em operação cinco usinas siderúrgicas que produzem anualmente 500mil toneladas  de ferro -gusa .Não é preciso se ter conhecimento especifico ,para saber que a qualidade de ar ,não é proporcional para uma sadia qualidade de vida .
Segundo o presidente da associação de moradores de PIQUIÁ, as siderúrgicas não estão respeitado o Conselho Nacional de Meio Ambiente que impõe a instalação de filtros de ar ,nesse tipo de indústria .A qualidade de vida da população vai de ruim a péssima .A dezenas de casos de aborto ,insuficiência respiratória ,problemas no coração ,todas decorrentes da poluição .
O desenvolvimento sustentável prevê o atendimento das necessidades das presentes gerações mas garantido com que as futuras também desfrutem dos recursos ,Mas se pequiá continua na zona de sacrifício (áreas que grande parte das empresas causadoras de impactos além do suportável escolhem  para se estará )não vai 10 anos o município de Açailândia estará inabitável ,pois a atmosfera estará sobre uma grande cortina de ferro .
         
Fonte : Revista Caros Amigos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário