quarta-feira, 21 de março de 2012

Belém -Brasilia - O desevolvimento


Em  1924,após  72 anos da chegada de frei Manoel  Procópio ,Imperatriz foi elevada a categoria de Cidade,  pelo então presidente do estado do Maranhão (governado ) –   Godofredo Viana .

Depois da Belém-Brasília
Até o ano de 1958, quando foi iniciada a construção da Belém-Brasília, o município de Imperatriz e sua sede permaneceram geográfica e politicamente distantes de São Luís, o que resultou um lento crescimento econômico e populacional. A partir de 1960, entretanto, Imperatriz experimentou acelerado surto desenvolvimentista e , já na década de 70, era considerada a cidade mais progressista do país, recebendo contingentes migratórios das mais diversas procedências. Hoje, por força de seu desempenho nos setores da agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Estado do Maranhão.
Juscelino Kubitschek – Se o governo do presidente Juscelino Kubitschek representou 50 anos em 5 para o Brasil ,pode-se dizer que ele representou 20 em 2 para Imperatriz   (Livro Imperatriz fatos históricos ).
Três estados foram beneficiados com a construção da rodovia :Pará , Maranhão ,Goiás (hoje Tocantins )e o Distrito Federal .Imperatriz sem sobra de duvidas foi a cidade que mas cresceu , 1960 quando a rodovia foi inaugurada avia apenas 39.169 habitantes e no final das anos 80 já estava com 80.827 e   62 % de pessoas não nascidas aqui .
Juscelino esteve em Imperatriz em 25 de janeiro de 1961 ,quando veio inaugura um trecho da BR ( a “Rodovia Bernardo Sayão ) e também a antiga rodoviária .
Considerado braço  direito do presidente  ,Bernardo Sayão também teve grande responsabilidade pela construção da Br 010 ( até então BR 14)  ,Morreu ,no lugar chamado Ligação no estado do Pará ,após uma árvore o acerta ,no dia 15 de janeiro de 1959.                 Foi o lider na construção .


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